Efetuar uma ligação direta
As instruções que se seguem partem do princípio de que está a utilizar uma fonte de alimentação de baixa tensão externa (tal como um dispositivo de ligação direta portátil). Se efetuar uma ligação direta do Model X utilizando outro veículo, consulte o manual de instruções do fabricante do veículo.
CUIDADO
Model X não pode ser utilizado para efetuar uma ligação direta noutro veículo. Se o fizer, pode causar danos.
CUIDADO
Evite provocar curto-circuitos ao efetuar uma ligação direta no Model X. Ligar os cabos ao polo errado, encostar os fios uns aos outros, etc., pode danificar o Model X.
Siga estes passos:
- Abra o capô (consulte Abrir o capô sem corrente elétrica).
- Remova o painel de manutenção puxando-o para cima para libertar as molas de fixação do acabamento.
-
Para veículos fabricados antes de, aproximadamente, janeiro de 2023:
- Localizar o polo positivo (+). O polo positivo (+), assinalado por uma tampa vermelha, está localizado atrás (na direção do habitáculo do veículo) do motor do limpa-para-brisas e do reservatório de fluido branco e retangular. O polo pode não ficar imediatamente visível depois de ter removido o painel de manutenção. Para localizá-lo, procurar à volta e sob o reservatório de fluido e do motor do limpa-para-brisas.
- Após ter localizado o polo positivo (+), colocar um pano seco em cima das vigas metálicas que enquadram o poste de ligação e aceder à volta e sob o reservatório de fluido para libertar a tampa vermelha do poste.
-
Ligue o cabo positivo (+) vermelho da fonte de alimentação do baixa tensão ao polo positivo (+) vermelho.
CUIDADOPara evitar danos ao Model X, não permita que o cabo positivo entre em contacto com outros componentes metálicos.NotaDependendo da data de fabrico, a localização da tampa e do polo positivo (+) vermelho pode ser ligeiramente diferente.
Para veículos fabricados antes de, aproximadamente, janeiro de 2023:
Para veículos fabricados após, aproximadamente, janeiro de 2023:
- Ligue o cabo negativo (-) preto da fonte de alimentação de baixa tensão ao veículo no local indicado.
- Ligue a fonte de alimentação externa (consulte as instruções do fabricante). Toque no ecrã tátil para o ativar.NotaO ecrã tátil pode demorar vários minutos a ser ativado.
- Quando a fonte de alimentação de baixa tensão externa já não for necessária, desligue ambos os cabos, começando pelo cabo negativo (-) preto.
- Volte a instalar o painel de manutenção, colocando-o novamente na sua posição original e empurrando-o para baixo até ficar fixo.
- Feche o capô.